Como competir

Sempre ficamos nervosos ao competir, a competição traz muita ansiedade e nervosismo. Mas de fato, como podemos diminuir essa ansiedade? 

Por mais que passe o tempo e tenha centenas de competições, ainda irá sentir o nervosismo, sentirá aquela sensação de frio na barriga, aquela vontade de que passe logo isso. Você faz várias perguntas. Porque me meti nisso? Preciso competir? E se eu perder? Eu quero ser campeão! Tenho que ficar no pódio.

Em primeiro lugar quase ninguém além das pessoas que te amam e próximas irão se preocupar com isso. Ninguém pensa como você pensa, a maioria vai entender sua derrota como algo que você precisa estar lá novamente para tentar vencer. E a vitória? A mesma coisa! É uma coisa que só irá satisfazer a si próprio, ainda mais quando trata-se de campeonatos que não tem relevância nenhuma, além de lutas extremamente difíceis que te evoluem como atleta. E mais um detalhe, mesmo que a competição seja nível mundial, televisionada, estrimada, ainda assim só aqueles que gostam disso estarão preocupados se você é campeão ou não. O fato que quem se preocupa com isso são apenas aqueles que estão vivendo isso. Mas não será só isso que irá acalmar você durante a competição, afinal isso é algo para você, que não importa se alguém está preocupado ou não. Você está! Você quer isso. 

Então tá. Vamos lá para algumas dicas.

Entenda que você está na competição pela sua jornada, pela sua satisfação própria, pela sua saúde, pelo seu treinamento, para sua evolução e claro, pela sua equipe.

Entenda que é melhor uma derrota do que não lutar, saiba que você vai estar evoluindo entrando na competição do que só sonhando estar lá. 

  1. Treine com antecedência e foco. Lembre-se que tem gente que vive disso, provavelmente ele não só fez o treino para competição mas treinou todos os dias e  todos os anos. Diversifique, escolha os mais graduados, pesados, leves, explosivos e ágeis para treinar.
  1. Preparação física. É preciso trabalhar a musculação, cardio-respiratório, praticar corrida e natação. Estimule a fadiga, pois uma vez que você a supere, você condicionará seu corpo a continuar. 
  1. Seu cérebro consome 20% da sua energia. O nervosismo, inconsistência é capaz de derrubar sua energia durante a competição ou luta. Todo treino de competição trabalhe com a hipótese que está na hora da luta. Mesmo que você perca esses 20% de energia, a sua preparação física irá compensar isso. Uma cabeça limpa vale mais que uma preparação física. 
  1. Beba muita água. Beber muita água é fundamental para manter o fluxo de oxigênio no cérebro, te mantendo mais inteligente e atento. Na hora do consumo exagerado de energia a inteligência fará com que você tenha atenção em aplicar a técnica correta. 
  1. Aparelhos de som pré luta. É muito legal assistir as competições e olhar as feras com seus fones de ouvido escutando suas músicas favoritas. Porém, se você é um iniciante talvez isso te atrapalhe. Fios, procurar música, propagandas entre as músicas, bateria e questões logísticas. Concentre com o que de fato interessa. Simplesmente aguarde sua luta focado, observando a luta dos seus adversários. 
  1. Aquecimento. Faça um aquecimento completo, solte seu corpo, alongue, fique atento com a chamada das chaves, fique ativo para entrar pronto. 
  1. Chegue cedo. Chegar cedo na competição fará que você fique ambientado, identifique toda a logística do evento, veja todos os lutadores que estão lá para competir, identifique sua categoria com antecedência, mantenha-se hidratado, acomode-se com pessoas conhecidas que te confortem, alimente-se com calma e tempo para digerir. Guarde bem seus pertences para não ter preocupações. Observe seus adversários lutando em outras categorias e até mesmo aqueles que provavelmente irão competir no absoluto.
  1. Substâncias reagentes. Esses tipos de substâncias podem fazer com que você perca rendimento em um alto consumo de energia, se o seu adversário suportar o seu investimento explosivo, pode ser que você venha perder mais do que poderia. Fique atento a isso.
  1. Atenção aos juízes. Lembre-se, seja educado com eles, tenha cordialidade e durante a competição não comunique-se com eles para reclamar. Seja amigo e transparente. Normalmente eles não gostam de reclamações, em caso de dúvidas tenha alguém filmando claramente sua participação, assim você poderá debater.
  1. Regras. Esteja sempre atento ao que pode e o que não pode, mantenha a conduta de atleta, e seja responsável. Lembre-se das vestimentas adequadas, regras de higiene, horário e sempre atento para ouvir a sua chamada. 
  1. Alimentação. Pré competição, talvez, seja aqui uma das principais obrigações para uma boa competição. Alimente-se bem, coma coisas saudáveis, busque o peso correto com antecedência. Tenha um nutricionista, mas em caso de não ter, busque na internet formas de se alimentar para competição. Aqui posso passar minha história. 30 dias antes da competição eu paro com qualquer bebida alcoólica e refrigerantes, corto todo tipo de alimentos de alta taxa de gordura e sódio. Bebo somente água e substituo os sucos por cápsulas de vitamina c, d, e e. A creatina é muito importante e whey protein também. 

Competição nunca será um fator predominante de um grande lutador, o lutador vai além disso, marcialidade, postura, sabedoria e técnica. Nem todos serão competidores e isso jamais os tornará menos que aqueles que competem. 

O mais importante para que você não se sinta derrotado é a caminhada, é o progresso que você obteve até a competição, as abdicações, o treinamento pesado, o que te tirou do seu conforto, a dor, alimentação, a dedicação para que você se saia bem. Mesmo que seja derrotado você tentou, e não é só isso, você aprendeu, você sabe exatamente no que você errou, sabe exatamente o que precisa melhorar. 

Tenha uma excelente competição e espero que tenha ajudado. deixe o seu comentário.

Por: Carlos Neri (Cachorrão)

Share

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.